Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
EDUCACAO DE POS-GRADUACAO EM ENFERMAGEM []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 11   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:332 - (866)
Autor:Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Munari, Denize Bouttelet; Gelbcke, Francine Lima; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas^ifr / The Strict Sense Nursing postgraduation in Brazil: advances and perspectives
Fonte:Rev. bras. enferm;66(n.esp):80-89, 2013. .
Resumo:A Enfermagem é campo de conhecimento específico e prática social que se consolida e se fortalece como ciência. No Brasil, tem se desenvolvido em função do aumento e qualificação dos programas de pós-graduação stricto sensu. Este artigo tem como objetivo apresentar um resgate histórico da Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem no Brasil e refletir sobre sua evolução, avanços, desafios e perspectivas futuras. Explora-se a criação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, destacando os movimentos para se construir a cultura da pós-graduação acadêmica e profissional na Enfermagem. Apresenta-se a trajetória histórica da sua consolidação, expansão, conquista da excelência e visibilidade internacional ao longo de quatro décadas e apontam-se os desafios e as perspectivas futuras. Constata-se que a pós-graduação na área vem contribuindo para o avanço e consolidação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação em Enfermagem e saúde, tendo como filosofia, o respeito à diversidade e o livre debate de ideias, a elevação da qualidade de vida e saúde e a efetivação do exercício da cidadania (AU).^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700011

  2 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:318 - (852)
Autor:López-Montesinos, José; Maciá-Soler, Loreto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Doutorado de Enfermagem na Espanha^ipt / Doctorate nursing degree in Spain
Fonte:Rev. latinoam. enferm;23(3), 2015. .
Resumo:OBJETIVO: expor a mudança estrutural ocorrida na formação de enfermagem na Espanha, até o acesso aos cursos de doutorado, a partir do Processo de Convergência Europeu e o consequente desenvolvimento legislativo.METODOLOGIA: revisão bibliográfica dos Decretos e referência de literatura sobre o objeto de estudo e análise descritiva da situação.RESULTADOS: após diferentes alterações no conteúdo curricular da formação da enfermagem, na última década, a legislação do Espaço Europeu do Ensino Superior define as orientações de estudo de mestrado e doutorado atuais.CONCLUSÕES: a implementação dos níveis de mestrado e programas de doutorado próprios, após a graduação, torna-se possível com a nova legislação. Inicia-se uma etapa formal de enfermagem científica, capaz de gerar linhas próprias de pesquisa, liderada por doutores, integrando equipes de pesquisa nas mesmas condições que outros pesquisadores, mas agora, da própria disciplina de enfermagem (AU).^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Enfermagem
Espanha
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300372&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  3 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:317 - (851)
Autor:Ketefian, Shaké; Redman, Richard W.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Um exame crítico da evolução da educação de doutorado em enfermagem nos Estados Unidos^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;23(3):363-371, 2015. .
Resumo:A graduação em enfermagem nos Estados Unidos está passando por grandes transformações, como resultado de fatores, tanto dentro da enfermagem como na sociedade em geral.OBJETIVO: Neste trabalho os autores examinam as tendências e fatores que estão influenciando as mudanças, especialmente na educação de doutorado, tanto para o cientista em enfermagem como para a preparação prática avançada.CONCLUSÃO: O documento fornece um fundo que serve de contexto e apresenta uma visão geral dos títulos em PhD e DPE (Doutor na Prática de Enfermagem), com foco nas mudanças recentes, identificando as questões e preocupações mais interessantes, terminando com uma série de recomendações (AU).^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Estados Unidos
Educação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000300363&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  4 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:205 - (554)
Autor:Garbin, Livia Maria; Azevedo, Ana Lídia de Castro Sajioro; Silva, Leandra Terezinha Roncolato da; Laus, Ana Maria; Chaves, Lucieli Dias Pedreschi; Gualda, Dulce Maria Rosa; Rossi, Lídia Aparecida.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Universidade de São Paulo: caracterização dos egressos e teses defendidas em uma década^ipt / Inter-Unit Doctoral Program in Nursing of the University of São Paulo: Characterization of Graduates and Theses Defended in a Decade
Fonte:Rev. latinoam. enferm;18(5):841-848, Out. 2010. .
Resumo:Este é um estudo descritivo, cujos objetivos foram caracterizar os egressos do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, com teses defendidas entre 1998 e 2008, em relação ao local de realização do mestrado, vínculo empregatício anterior e posterior ao doutorado, e investigar as teses em relação às áreas temáticas e abordagens metodológicas utilizadas. Os dados foram coletados no Sistema Fênix-USP e Currículo Lattes de 190 egressos, dos quais 178 tinham currículo disponível online. Desses, 58,4% realizavam atividades de docência e pesquisa no momento do ingresso no doutorado, atividades essas desenvolvidas principalmente em universidades federais (34,8%), predominância que se manteve após o término do doutorado. As áreas temáticas mais estudadas foram saúde da mulher (20,5%) e do adulto/idoso (13,2%) e 68,4% utilizaram métodos qualitativos. Os dados evidenciam contribuição desse Programa para a pesquisa. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692010000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Localização:BR1273.1

  5 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:176 - (508)
Autor:Costa, Roberta Kaliny de Souza; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Sistema Único de Saúde e da família na formação acadêmica do enfermeiro^ipt / The National Health System and of Family in nurse's academic education
Fonte:Rev. bras. enferm;62(2):[300-304], mar.-abr. 2009. .
Resumo:Este estudo apresenta reflexões sobre os movimentos de mudança na graduação em enfermagem, enfatizando a preparação profissional para atender a atual conformação do setor saúde, vislumbrando a consolidação da Estratégia Saúde da Família – Estratégia Saúde da Família, o Sistema Único de Saúde e a garantia dos seus princípios fundamentais. O texto destaca as inovações que vem ocorrendo nos currículos e projetos políticos de ensino, buscando a formação de enfermeiros conhecedores dos problemas sociais e de saúde da população e capazes de intervir na reorganização do setor saúde. Neste sentido, contribui para a história do ensino de graduação em enfermagem, oferecendo subsídios à reflexão da formação acadêmica do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde/Estratégia Saúde da Família. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Currículo
Política de Educação Superior
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672009000200021&script=sci_arttext

  6 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:145 - (155)
Autor:Olschowsky, Agnes; Silva, Graciette Borges da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduaçäo lato sensu em enfermagem psiquiátrica e saúde mental: história, contexto institucional e atores^ipt / Lato sensu post-graduation in psychiatry nursing and mental health: history, institutional context and actors
Fonte:Rev. bras. enferm;56(2):[151-154], mar.-abr. 2003. .
Resumo:O objeto de estudo é o ensino de pós-graduaçäo "lato-sensu" de enfermagem psiquiátrica e saúde mental das escolas de enfermagem: EE/UFRGS e EERP/USP. Apresentamos a caracterizaçäo desses cursos e o perfil de seus docentes. Através da análise dos planos de ensino, programas e documentos dos cursos de especializaçäo dessas escolas, e de entrevistas semi-estruturadas, obtivemos dados da história e estruturaçäo desses cursos, que foram pioneiros e dinamizadores do ensino especializado da área. Apresentamos suas características quanto à carga horária, número de disciplinas, titulaçäo e formaçäo dos docentes envolvidos, mostrando como vem se constituindo o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. (AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica
Saúde Mental
História da Enfermagem
Currículo
Escolas de Enfermagem
Localização:BR905.1 - Biblioteca

  7 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:104 - (114)
Autor:Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; et al.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Uma história de sucesso: 30 anos da Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC^ipt / A success story: 30 years of the Nursing Graduate Program at UFSC
Fonte:Texto & contexto enferm;15(n.esp):20-30, 2006. .
Resumo:Pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica, que objetivou historicizar a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina partindo da percepção das coordenadoras. Foram realizadas entrevistas com seis coordenadoras do Programa. Os dados encontrados expressam três categorias de análise: 1) a criação do curso e o desafio das pioneiras; 2) a retomada do Curso de Mestrado e os avanços; 3) o Doutorado e a consagração do Programa e sua expressão no cenário nacional e internacional. O estudo possibilitou conhecer como se deram a criação do programa, os avanços, os desafios, a participação dos órgãos financiadores, a produção científica dos docentes e discentes e a contribuição do Curso no contexto nacional e internacional. Concluímos que, o programa contribui expressivamente para o desenvolvimento do saber em enfermagem e saúde, na qualificação de docentes e pesquisadores e estimulando a melhoria da prática de enfermagem no país, e no exterior. (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
História da Enfermagem
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072006000500002&lng=pt&nrm=iso

  8 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:74 - (84)
Autor:Costa, Lauriana Medeiros e; Germano, Raimunda Medeiros.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Estágio curricular supervisionado na Graduação em Enfermagem: revisitando a história^ipt / Curricular supervisioned traineeship in the Nursing Undergraduate Program: re-visiting the history
Fonte:Rev. bras. enferm;60(6):706-710, nov. - dez. 2007. .
Resumo:Trata-se de uma revisão de literatura acerca do estágio curricular supervisionado do curso graduação em enfermagem, tendo como objetivos compreender como este a estrutura atual e identificar os desafios atuais, a partir do resgate de sua história e da compreensão da legislação que o rege. Utilizou-se como fonte principal a Revista Brasileira de Enfermagem, no período de 1954 a 2006. O estudo demonstrou que esta atividade acadêmica tem passado por várias transformações desde sua estruturação em 1972, quando era realizada numa perspectiva biologicista e hospitalocêntrica. A partir de 1994 busca estruturar-se com base na integralidade e na articulação entre teoria/prática e ensino/serviço, com vistas à construção do SUS, processo intensificado em 2001 com a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais.(AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Currículo
Estágio Clínico
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000600016&lng=pt&nrm=iso

  9 / 11
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:60 - (578)
Autor:Maltagliati, Luciana Ávila; Goldenberg, Paulete.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Reforma curricular e pesquisa na graduação em odontologia: uma história em construção^ipt / Curriculum reform and research in dentistry at the undergraduate level: history under construction
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;14(4):1329-1340, out. - dez. 2007. .
Resumo:Aborda a trajetória da pesquisa na graduação em odontologia, no âmbito da organização curricular. Com base em publicações impressas e eletrônicas, nacionais e internacionais, o estudo delimitou, como marcos de periodização, a institucionalização do ensino superior em odontologia, a reforma universitária e a promulgação das Diretrizes Curriculares. Constata-se a preocupação com a pesquisa desde a criação dos cursos superiores de odontologia, e que sua instalação no âmbito da pós-graduação, respaldada pela reforma universitária, indica preocupação com a instrução científica na graduação. Em anos recentes, as Diretrizes Curriculares redimensionara o espaço da pesquisa, preconizando alterações curriculares abertas à possibilidade de sua consideração como princípio educativo.(AU)^ipt.
Descritores:Educação em Odontologia
Currículo
Pesquisa em Odontologia
Brasil
Educação de Pós-Graduação em Odontologia
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702007000400012&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:47 - (57)
Autor:Oguisso, Taka; Tsunechiro, Maria Alice.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História da Pós-Graduação na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo^ipt / The University of São Paulo, School of Nursing's history of graduate program
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;39(n.esp):522-534, dez. 2005. .
Resumo:O estudo trata da história da criação e desenvolvimento do programa de pós-graduação na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a participação das primeiras orientadoras, desde a instalação do curso de mestrado em 1973. As fontes de pesquisa foram os documentos e registros existentes na secretaria da Pós-Graduação, publicações, além da memória viva de alguns docentes. São apresentadas as transformações ocorridas como a criação dos cursos de doutorado, o aumento das áreas de concentração e a expansão para outras instituições fora do Estado de São Paulo e a identificação nominal das doutoras pioneiras e as que estas formaram, dando origem à segunda geração de doutores que, por sua vez, formaram mestres e doutores da terceira geração e assim sucessivamente, constituindo-se em verdadeira árvore genealógica de mestres e doutores. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Escolas de Enfermagem/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500005&lng=pt&nrm=iso

OHS-PeriRHS
selecionar
Id:46 - (56)
Autor:Ferriani, Maria das Graças Carvalho; Silva, Isília Aparecida; Carvalho, Emília Campos de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A trajetória histórica do programa interunidades de doutoramento em enfermagem e sua contribuição para a enfermagem brasileira^ipt / The history of the nursing interunits doctoral program and its contribution to Brazilian nursing
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;39(n.esp):506-514, dez. 2005. .
Resumo:Objetivou-se descrever a trajetória histórica do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem nos campi de São Paulo e de Ribeirão Preto, no período de 1981 a 2004. Coletou-se dados através de documentos existentes do Programa (resoluções, pareceres, as fichas do alunos matriculados, relatórios, dentre outros). O Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem foi aprovado pela Câmara de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo em 25 de maio de 1981. Durante muitos anos, até por volta do início da década de 1990, a demanda principal de candidatos era das próprias Unidades res-ponsáveis pelo curso, seguida de professores de outras Escolas de Enfermagem do Brasil. O Programa Interunidades tem formado pesquisadores para diversas Universidades brasileiras e da América do Sul, que formam e lideram células de pesquisa, dando origem a novos programas de pós-graduação. (AU)^ipt.
Descritores:Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/hist
Docentes
História da Enfermagem
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500003&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3